domingo, 6 de setembro de 2009

A linguagem

Livro: Convite à Filosofia
autor: Marilena Chauí. Edição:12° ano 2002

Síntese de Angelo Novais, cursando Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Fefisa (faculdades integradas).
De acordo com Aristóteles o que diferencia o homem dos animais é que a linguagem, pois o homem possui a palavra e os animais somente a voz e é através dela que os animais se comunicam.
A linguagem é uma capacidade de expressão dos seres humanos, pois fisiologicamente e anatomicamente os seres humanos já nascem com essa estrutura. Já as línguas são convencionais, ou seja, surgem de condições históricas, geográficas, econômicas, ou em outros termos, são fatos culturais.
A origem da linguagem é definida em quatro conceitos;
Imitação dos sons animais e naturais, imitação dos gestos, a linguagem como necessidade(fome, sede, etc.), e a linguagem nascida da emoção(medo, surpresa ou alegria).
A linguagem do ponto dos empirista é um conjunto de imagens corporais e mentais formados por associação e repetição e que constituem imagens verbais. E na visão dos intelectuais é apenas a tradução auditiva, oral, gráfica ou visivel de nosso pensamento e de nossos sentimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário