segunda-feira, 6 de julho de 2009

INCIDÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO




Olá, meu nome é Fabricio Fernandes, sou aluno do curso de pós graduação em Educação Física Escolar da FEFISA- Faculdades Integradas e professor de Educação Física Adaptada da prefeitura de São Bernardo do Campo, e o resumo postado foi elaborado de um painel apresentado no VI Congresso Nacional de Atividade Física Adaptada: Políticas de Acessibilidade, na cidade de São Carlos - São Paulo em 2005.


O setor de Educação Física Adaptada da Prefeitura de são Bernardo do Campo (SP) realiza, desde 2000, avaliação física nos alunos da rede municipal de educação especial, com o objetivo de direcionar as atividades cotidianas para suas reais necessidades, observar e analisar o desempenho dos alunos no decorrer de sua vida escolar e interferir junto aos familiares por meio de orientações específicas para mudanças de hábitos.


Alguns dos parâmetros avaliados sã relativos à avaliação postural. Uma boa postura é o estado de equilíbrio de músculos, ossos e articulações, capaz de proteger o corpo humano contra os traumatismos, a deformação gradativa, seja qual for a posição ( ereta, em decúbito, de cócoras, recurvada) assumida por essas estruturas em repouso ou durante trabalho corporal. A maioria das pessoas com deficiência, especialmente com paralisia cerebral, deficiência mental, lesões medulares e amputações desenvolvem problemas posturais graves.


Esse estudo avaliou a postura ortostática de 63 alunos com deficiência mental da Escola Municipal de Educação Básica Especial Professora Marly Buissa Chiedde. Para tanto, foi utilizado um tabuleiro de madeira (195 x 90 cm), quadriculado (7,5 x 7,5 cm), com fio de prumo de 60 cm à frente. Cada aluno permaneceu em pé entre o tabuleiro e o fio de prumo e foi avaliado em duas posições: vista posterior e vista lateral. As regiões anatômicas foram pontuadas de 1 a 4, registrando-se o valor 1 para ausência de desvio postural, 2 para desvio duvidoso, 3 para desvio discreto e 4 para desvio acentuado.


Os resultados encontrados para desvios discretos ou acentuados foram os seguintes: lordose 54% dos alunos, cifose: 17,5%, escoliose: 19%, escápula direita mais baixa: 9,5%, escápula esquerda mais baixa: 6,3%, escápula direita alada: 11,1%, escápula esquerda alada: 9,5%; quadril direito mais baixo: 4,8%, quadril esquerdo mais baixo 0, genovalgo: 38,1%, genovaro: 1,6%, arco plantar direito reduzido: 52,4%, arco plantar esquerdo reduzido: 54%. Em relação aos sexos, as diferenças mais importantes foram: cifose (8 homens e 3 mulheres), desvios de escápula (17 homens e 6 mulheres), genovalgo (6 homens e 18 mulheres). Este último dado (54,5% das mulheres com genovalgo) era esperado, devido à angulação da articulação do quadril típica das mulheres. Porém, não foi encontrado nenhum homem com genovaro, o que seria típico deste sexo.


Os dados obtidos podem auxiliar os profissionais da escola a adequar as posições do aluno em sala de aula, melhorar sua auto-imagem, controlar a obesidade (causa de alguns desvios posturais), detectar casos degenerativos, orientar a família e oferecer atividades físicas que compensem os desvios posturais.

Referências Bibliográficas
ADAMS, RC; DANIEL, AN; MC CUBBIN, JA; RULLMAN, L. Jogos, esportes e exercícios para o deficiente físico. Barueri: Manole, 1985.
MAUERBERG-DECASTRO, E. Atividade física adaptada. Ribeirão Preto: Teccmed, 2005.


2 comentários:

  1. Parabéns Fabricio!!

    A pesquisa de vcs é importantíssima, dentre outros, para ressaltar a necessidade de trabalhar o arco plantar!!! Seus gráficos mostram como a estrutura desta extremidade está diretamente relacionada com o joelho e a coluna, sim?

    Parabéns!!
    Q seu estudo seja ótimo para alertar os PEFEs!!
    Oxalá que esta informação entrasse como conteúdo para este Componente Curricular de Ensino, sim?

    Gde abraço e parabéns novamente!
    Fiquei muitíssimo feliz com seu interesse em contar estes resultados aqui, no nosso blog! Obrigada!
    Cláudia Cezar

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  2. Fabricio, obrigada pela ajuda, consegui postar minha síntese, se não fosse vc, não teria feito. Abração, Deus o abençoe grandemente.

    Arlinda

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