terça-feira, 14 de julho de 2009

ESCREVER É UMA ARTE

Compreender o texto, a linguagem e a mensagem são ferramentas essenciais para "esculpir" um texto!! Agora, para que estas ferramentas possam ser usadas a gramática é "chave" BÁSICA. E é a estrutura para tudo na vida, inclusive para ouvir uma música e compreender sua mensagem. Por exemplo, esta bela músicado Chico Cesar tem uma letra fantástica que diz:

Respeitem meus cabelos brancos.

Em uma primeira leitura é possível entender que a "pessoa que a emite" tem cabelos descoloridos em função de sua idade e, por isso, solicita respeito "hierárquico etário". Sim?
Porém, se vc usar uma vírgula após a palavra cabelos fica assim:

Respeitem meus cabelos, brancos.

Remetendo à idéia de um apelo racial, étnico, justo e humano (lindo e corajoso!). Ao ler (ou ouvir) a letra toda desta música tal informação passa a ser evidente. Observe e tire suas conclusões. Aliás, embora não haja vírgula no título ela aparece na letra da música. O interessante aqui é observar que uma simples vírgula pode dar uma idéia completamente diferente de outra!! Daí, relacionando este texto com a nossa matéria pergunto: Nos seus textos vc tem sido um/a "autor" atento/a às regras gramaticais?? Segue o exemplo: 

respeitem meus cabelos brancos

chico césar

Composição: Chico César

Respeitem meus cabelos, brancos
Chegou a hora de falar
Vamos ser francos
Pois quando um preto fala
O branco cala ou deixa a sala
Com veludo nos tamancos

Cabelo veio da áfrica
Junto com meus santos

Benguelas, zulus, gêges
Rebolos, bundos, bantos
Batuques, toques, mandingas
Danças, tranças, cantos
Respeitem meus cabelos, brancos

Se eu quero pixaim, deixa
Se eu quero enrolar, deixa
Se eu quero colorir, deixa
Se eu quero assanhar, deixa
Deixa, deixa a madeixa balançar


Como admiro pessoas que disparam suas angústias, seus inconformismos, de forma suave e reflexiva!! Agradeço enormemente a oportunidade de ter visto este incrível compositor, intérprete e lutador bem de pertinho!!!!! aiaiaiaiaiaiaiai como sou feliz por viver e ver tantas coisas maravlhosas!!! Obrigada, obrigada!!



Outra questão importantíssima é "entender" a mensagem do texto. Observe a música do Maskavo:


..

asas maskavo Composição: Tato

Cê parece um anjo
Só que não tem asas iaiá
Oh meu Deus!
Quando asas tiver
Passe lá em casa...(2x)

E ao sair
Pr'as estrelas
Eu vou te levar
Com a ajuda da brisa do mar
Te mostrar onde ir..

E ao chegar
Apresento-lhe a lua e o Sol
E no céu vai ter mais um farol
Que é a luz do teu olhar...

Eu não sou moleque
Ainda não tenho casa iaiá
Oh meu Deus!
Se um dia eu tiver
Visto minhas asas...

Vamos analisar?

Cê parece um anjo (parecer não é ser, logo não é...)
Só que não te asas (justamente pq não é um anjo...)
Quando asas tiver (não vai tê-las (asas) posto que não é anjo...)
Passe lá em casa (logo NÃO passe, posto que não tem e não terá asas...)
Qdo o compositor fala dele, diz casa, não asa...
por isso, para ele existe a possibilidade de têr uma (casa) em um futuro próximo...
e sempre que se tem uma casa há liberdade e, logo, asas imaginárias...
Claaaro que esta é a minha interpretação e abro este espaço para fazermos uma reflexão construtiva sobre esta letra, para analisarmos outros pontos de vista, ok? Manifeste-se. Todos enriqueceremos!

Vc conhece a expressão:
Para bom entendedor pingo é letra??
Esta é uma boa forma de lembrarmos o valor de uma vírgula e de um ponto final.
Escrever é uma arte encantadora mas, antes, 
é preciso ler bem. Pra isso a gramática é essencial.

Uma super 4a-feira maravilhosa!!! 
Pra vc e pra mim!!
Cláudia Cezar

Sem comentários:

Enviar um comentário