quarta-feira, 17 de junho de 2009

PEFEs que são estudiosos da área de EF


A complexidade da Educação Física é enorme!!

Vc já reparou como é difícil encontrar autores que corroborem quanto à definição "do que seja" a Educação Física? Qual sua área de estudo? Qual sua delimitação? Qual sua abrangência? Ou mesmo como deveria ser sua sistematização??? Pois é!!! Por um lado é bom, pois há muito o que fazer!! Por outro é ruim pois nem sabemos por onde começar... às vezes até desanima...

Particularmente penso que é como uma grande casa que precisa de uma faxina organizacional: é preciso escolher um canto, arregaçar as mangas e se empenhar arduamente para ver algum resultado deste esforço... Observe que qualquer organização ou limpeza, se não tiver um espaço estabelecido (por exemplo,  fazer uma arrumaçãozinha no armarinho do banheiro, outro tanto na sala e uma última parte num pedaço da cozinha ou da lavanderia) o final é claro: nada ficou pronto por completo!! Neste caso a sensação é de que "seu trabalho foi em vão"pois a casa continua "desorganizada"....  hum.... No campo do conhecimento é idêntico!!! É preciso estabelecer uma "área" para estudar. Um tema!! 

Pra começar é preciso, no mínimo, 
conhecer a "casa" onde será feita tal organização

A figura abaixo apresenta as informações disponíveis em Hoffman & Harris (2002):


Segundo estes autores a complexidade da Educação Física como ciência é tamanha que eles preferem nomeá-la como CINESIOLOGIA, definida como o corpo de conhecimento que se concentra na atividade física. Bem, no Brasil não chamamos a Educação Física deste nome mas, dentre as inúmeras incongruências da área, esta explicação quanto aos conteúdos muito me agrada e, exatamente por isso, sugiro-a para estudo. No mínimo para "estabelecermos"um campo de conhecimentos à ser tratado em pesquisa.

Como nosso CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) sugere o  Discóbolo de Mirón como Símbolo da Profissão de Educação Física, optei por colocá-lo no círculo maior justamente para "remeter à idéia" de que discorro sobre a Educação Física brasileira.

Bom, mas se vc é leitor/a assíduo do meu blog deve estar se perguntando: pra que ela está fazendo tantas justificativas para explicar esta imagem?? SIMPLES:

Este não é um blog comum. É uma ferramenta de comunicação "informal" que estamos utilizando para discutir pesquisa na área de Educação Física. Iniciação à pesquisa, pra ser mais precisa. Assim, como pesquisar exige SEMPRE parametrização, sistematização, organização e procedência, todas estas justificativas se fazem absolutamente necessárias!! Por isso vc já vê, nos posts (deste blog), que cada um deles foi escrito por estudantes da especialização em Educação Física Escolar. TODOS eles são professores de Educação Física FORMADOS e quase 100% deles regentes na escola. Assim, nossa intenção com o conteúdo deste blog é nos aperfeiçoarmos nesta prática essencial à TODA profissão, que é a pesquisa utilizada na aplicação de conhecimentos na rotina de trabalho 

AFINAL, SEM PESQUISA NÃO HÁ PROGRESSO. SEM PUBLICAÇÃO DO CONHECIMENTO OBTIDO NAS TAREFAS E DIFICULDADES DIÁRIAS, NÃO HÁ EVOLUÇÃO POSITIVA DA ÁREA. Não é à toa que se diz: há anos a Educação é a mesma.... 

Neste sentido, como definir o que pesquisar (qual parte do conhecimento organizar nas próprias idéias), se "não sabemos onde este conhecimento está inserido, contextualizado..."!!

Nossa proposta com este blog por meio destes estudiosos da área e profissionais em regência (educadores e professores),  é justamente organizar as nossas próprias idéias quanto às obscuridades da área.

Se vc, como os filósofos, é um/a questionador/a saudável da nossa área, fique à vontade para juntar-se a nós e fazer suas contribuições por meio de comentários no blog (de forma pública) ou por e.mails (modelo particular, para vc não se expor caso prefira assim..).

Nossa área só irá pra frente se "organizarmos" cada "minúsculo" pedacinho dela (ao menos na cabeça da gente). Porém, é essencial que, para discutir "e nível acadêmico"vc tenha por base, pra ser mais precisa, por referência autores relevantes (clássicos, tradicionais ou renomados na área), justamente para evitar o achismo! Sim, pois aqui só vale opinar com base na literatura. Este é nosso exercício "acadêmico" para "elevarmos o nível" das nossas discussões. Certo? Vamos, juntos, melhorar nossa linguagem e nosso conhecimento para, contribuir de maneira efetiva na construção da nossa área de atuação profissional?

De certa maneira tudo isso é muito fácil se vc for apaixonado/a pela área e por esta nossa maravilhosa profissão, sim?
 
Por isso, aqui vai a fonte do texto que usei para montar minha imagem (dada em aula na pós-graduação):

HOFFMANN, Shirl J. & HARRIS, Janet C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre, Artmed, 2002. p.17-40.

Observe que as páginas finais, acrescidas após o ano de publicação, indicam o capítulo que usei.
Como eu sei tudo isso? Segui o Severino... (SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 22.ed. São Paulo, Cortez, 2002. p. 73-132.). Vamos parar de trabalhar "de orelha"? Sim, em geral as pessoas me falam: ahhh...mas eu ouvi falar...NA MINHA HUMILDE OPINIÃO:
pare de ouvir falar e tenha certeza do que vc leu e seja mais vc!! Acredite mais no que vc fala!!! 

Bom trabalho pra vc! 
Bons estudos!!

Lembre-se: é a regularidade e a sistematização 
que nos permitem adquirir conhecimentos...
Gde abraço acadêmico!!!
 (eheheheh aqui eu plagiei o prof. Efrain do BoletimEF).
Profa. Dra. Cláudia Cezar 

4 comentários:

  1. Muito bom hein!!! Essa sim, sabe das coisas!!!!

    Beijinho Profa.

    ResponderEliminar
  2. hummm muito bom......
    oieeee!!! Claudia estou pesquisando sobre meu tema de projeto de pesquisa encontrei alguns artigos e trabalhos, quero pesquisar sobre a importância da educação postural na educação física escolar.
    O que acha????? bjus........

    ResponderEliminar
  3. oiee! de novo!!!! esqueci de colocar meu nome ( Rosângela Agren ) hahaha.... bjus......

    ResponderEliminar
  4. kkkkkk
    vcs são adoráveis!!
    Obrigada às duas pelos comentários!

    Rô, querida, eu acho seu tema FAN TÁS TI CO!!!
    Vou adorar lê-lo!!
    Parabéns!!
    Beijocas pra vcs!
    Cláudia Cezar

    ResponderEliminar